segunda-feira, 5 de março de 2012

NÓS AINDA ESPERAMOS OU ESPERÁVAMOS

LUCAS 24: 13 A 35. ( LER) 
"E NÓS ESPERÁVAMOS QUE ELE IA TRAZER A REDENÇÃO A ISRAEL. E HOJE É O TERCEIRO DIA DESDE QUE TUDO ISSO ACONTECEU." 


Um dos dois discípulos de Emaús era um homem chamado Cléopas; não sabemos a identidade do outro. Os dois estavam comentando tristemente sobre a morte e o sepultamento de Senhor, enquanto voltavam de Jerusalém à Emaús. Ao caminhar um desconhecido aproximou-se; era o Senhor ressurreto, mais eles não o reconheceu. Ele indagou qual o assunto estavam tratando.
 A princípio, pararam de repente, então Cléopas expressou surpresa que mesmo um peregrino em Jerusalém pudesse desconhecer o que havia acontecido. E Jesus perguntou mais: " Por que, o que aconteceu?" Eles responderam, primeiramente prestando tributo a Jesus, depois recapitulando o seu julgamento e sua crucificação.


Contaram das suas esperanças frustradas e depois das noticias  de que seu corpo não estava mais no tumulo. De fato, uns anjos aformaram que Ele vivia. 


O que acontece conosco quando a pressão dos acontecimentos nos atinge? Os nossos olhos ficam impedidos de ver, esquecemos tudo que vimos e fizemos e fizemos no passado e o presente fica embaçado, a nossa fé cambaleia. Nós andamos com o Senhor presenciamos os seus feitos provamos de suas maravilhas, e agora? Tudo acabou?


É triste ver nós nos encontramos com os dois discípulos no caminho de Emaús. Do lado do Senhor e lamentando, lambendo as feridas como um cachorro abandonado revirando os lixos das portas.


No caminhar no lado do Senhor os discípulos o disseram: " Nós esperávamos que era Ele que ia trazer a redenção a Israel." Eles disseram isto no passado, com tristeza, ou seja, acabou, os nossos sonhos estão totalmente frustado, diante da circunstância. 


Você também pensa assim? A onde está a sua confiança e sua fé? Andar em fé não é justamente crer antes dos fatos acontecerem? 


O Senhor já havia dado sinais, o seu corpo já não estava mais no tumulo, e um anjo já havia dito às mulheres que Ele vivia. E mesmo assim os olhos deles estavam fechados. Depois de caminhar com o Senhor, serem testemunhos dos milagres e ouvir seus ensinamentos não o reconheceu. 


Os discípulos como nós, deveriam dizer: " Tudo esta contra as nossas esperanças; parecem que a nossa confiança foi em vão, mas não desistimos; cremos que o veremos outra vez." Mas não, tanto eles, como alguns de nós, que caminharam ao lado de Jesus, declarando que haviam perdido a fé, e Jesus disse aos discípulos e também diz a nos hoje: "Ó néscios e tardos de coração para crer!" 


Queridos tudo podemos perder desde que não percamos a nossa fé no Deus de verdade.


Jesus continuou na caminhada com os discípulos e carinhosamente os admoestou  por não reconhecerem que os eventos que haviam acontecidos eram exatamente o caminho que os profetas do antigo testamento profetizaram para o Messias.


Primeiro Ele deveria sofrer, e em seguida seria glorificado. O Senhor expunha-lhes todas as Escrituras que se referiam a Ele mesmo, o Messias. Foi  um estudo bíblico maravilhoso, e como gostaríamos de ter estado com Ele ali! Mas hoje temos o Espirito Santo para ensinar-nos para que também possamos descobrir o que a seu respeito consta nas Escrituras.


Quando os discípulos se aproximaram do lar, convidaram o companheiro de viagem para entrar e ficar com Ele. E quão ricamente eles foram recompensados.


Ao assentar a mesa, o convidado tomou o lugar de hospedeiro. A refeição tornou-se um sacramento e o lar tornou-se casa de Deus. Os que os hospedam serão acolhidos. Os dois abriram-lhe o lar, e agora Ele abre-lhes os olhos.


E no momento que Jesus partiu o pão e lhes deu eles o reconheceram pela primeira vez. Será que os discípulos viram o sinal dos cravos nas mãos? não sabemos, somente sabemos que os olhos deles foram abertos milagrosamente para reconhecer. Logo que isso aconteceu, o Senhor desapareceu. Então os dois discípulos retomaram a viagem do dia e comentaram entre si que no caminho junto do Senhor não era de se admirar que lhes ardia dentro deles o coração quando Ele lhes falava e lhes expunha as Escrituras, o seu professor e companheiro foi o Senhor Jesus Cristo ressurreto. 


O mesmo acontece conosco  quando estamos de ante do Senhor o nosso coração também arde.  Fica-nos a lição, de que nunca colocarmos a nossa fé no passado, como os discípulos: " nós esperávamos." mas digamos sempre " eu estou esperando". 


A nossa fé precisa continuar mesmo quando parece que tudo e todos estão contra nós. Em Cristo podemos permanecer sempre firmes. Fé é confiança em Deus.


Que a nossa oração hoje seja: "  SENHOR ABRA OS NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS COMO FIZESTES AOS DISCÍPULOS DE EMAÚS. QUE NÃO TENHAMOS O CORAÇÃO TARDIOS PARA CRER. TIRA DE NÓS TODA A INCREDULIDADE. SEI QUE ÉS FIEL, TENHO NA VERDADE, PROVADO TEU CUIDADO E TEU PODER; CONFESSO QUE SE ME VEJO DE ANTE DE UMA NOVA SITUAÇÃO, PERCEBO AINDA TEMOR EM MEU CORAÇÃO... EU TE CONHEÇO, E SEI QUE DEVERIA AGIR, SENHOR, COM BEM MAIS OUSADIA! QUERO GLORIFICAR-TE EM MEU VIVER: AUMENTE A MINHA FÉ SENHOR JESUS." 


TODA HONRA TODA GLÓRIA A TI SENHOR. AMÉM! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário