quinta-feira, 29 de março de 2012

VOCÊ VEIO PARA SERVIR, OU PARA SER SERVIDO?

NEEMIAS 5:14,15 E 16
"MAS OS GOVERNADORES ANTERIORES, AQUELES QUE ME PRECEDERAM, PUSERAM UM PESO SOBRE O POVO E TOMARAM DELES... ATÉ OS SEUS AUXILIARES OPRIMIRAM O POVO. MAS, POR TEMER A DEUS, NÃO AGI DESSA MANEIRA. AO CONTRÁRIO EU MESMO ME DEDIQUEI AO TRABALHO NESTE MURO. TODOS OS MEUS HOMENS DE CONFIANÇA FORAM REUNIDOS ALI PARA O TRABALHO..."

O livro de Neemias é a história de um homem que tinha um fardo em seu coração, uma inquietude vinda da parte de Deus por reconstruir as muralhas da cidade arruinada de Jerusalém .

Na condição de líder, Neemias permaneceu concentrado na sua tarefa, recusando-se terminantemente a se distrair os desanimar.

Por que Neemias temia a Deus, não usava sua autoridade para tirar proveito do povo. Conforme fizeram outros dirigentes antes dele. 

Neemias sabia como fazer as escolhas difíceis exigidas pela liderança. Ele precisava ser um líder e  não um coleguinha dos israelitas. Pelo fato de ter se relacionado com eles não apenas como líder, mas também como companheiro de luta, ele pode confrontá-los  com exito.

Neemias deu uma excelente exemplo como líder, ele não se limitou apenas a condição de direcionar o povo, mas colocou a mão na massa. Sob condições difíceis e perigosas ele ajudou em ambas as coisas, em reconstruir e em manter a guarda anoite. 

Era-lhe servido comida especial como líder, mas ele se recusou em aceitá-la. Ele comeu dos mesmos mantimentos oferecidos a todos os outros.

O grande resultado final da correção de Neemias foi que o povo louvou ao Senhor e disse: "Vamos fazer o que você está pedindo."

O nosso líder maior ,Jesus Cristo ,nos deu este exemplo a todo o tempo, em seu ministério. Jesus não veio para ser servido, Ele veio para servir. 

A liderança é acompanhada de duas opções : a tentação de servir a si mesmo, e a oportunidade de servir as pessoas que você está liderando. 

Neemias preferiu ser um líder-servo e isto lhe trouxe um grande respeito.

Se quisermos ser líderes que fazem a diferença na vida das pessoas, seremos sábios se seguirmos o exemplo de Neemias. 

Se algum dia o Senhor o colocar em uma posição de liderança peça a sua ajuda para ser um líder que serve.


TODA HONRA E TODA GLÓRIA A DEUS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário