terça-feira, 20 de março de 2012

ZAQUEU O PUBLICANO

LUCAS 19 :1 A 10 (LER)
" E LEVANTANDO-SE ZAQUEU, DISSE AO SENHOR: "SENHOR, EIS QUE DOU AOS POVOS METADE DOS MEUS BENS." 


Muitas pessoas estão sobrecarregadas com o acúmulo de bens materiais que já não usam ou não necessitam mais. Mas elas tem dificuldade em se desfazerem de coisas que entulham as suas casas e seus negócios. As pessoas apegam às suas possessões .


Parece que Zaqueu esta lutando com esse problema ele era ambicioso. Ele era um publicano, ou coletor de impostos, e ganhava muito bem a vida, cobrando do povo mais do que devia. Por esse motivo o povo desprezava os publicanos.


A história desse rico coletor de impostos que subiu numa árvore para ver Jesus; e foi contemplado com um olhar de Jesus e o convite para estar com Ele em seu lar.


Apesar de Zaqueu ser um trapaceiro e renegado, Jesus o amou e, em resposta, esse cobrador de impostos se converteu. Percebeu que sua vida precisava ser completamente corrigida. Ao ofertar aos pobres com generosidade e fazer as devidas restituições àqueles a quem enganou.


Zaqueu demonstrou mudança interior por meio de ma ação exterior. Não é suficiente seguir a Jesus apenas no pensamento e no coração. É necessário demonstrar nossa fé por meio de mudança de comportamento.



Jesus diante da mudança de comportamento de Zaqueu disse a ele: " Hoje veio a salvação a esta casa." Lembremos que o Senhor Deus nos prometeu através da sua palavra :" Tu e a tua casa será salva."


A nova liberdade espiritual que Zaqueu encontrou ,pode ser reconhecida pelo fato de voltar-se do QUERER  ao DAR. O seu agir descontraído revela um coração renovado , transformado, liberto e apto para: " Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus."


Por meio da fé os perdidos podem ser perdoados e transformados em novas criaturas. Isto também é verdade quanto a nós. Só aprendemos a viver quando aprendemos a dar.

TODA HONRA E TODA GLÓRIA PERTENCE A TI SENHOR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário