sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BEM AVENTURADO OS HUMILDES

2 REIS 5:1 A 19 (LER)
"ELIZEU ENVIOU UM MENSAGEIRO PARA LHE DIZER: " VÁ E LAVE-SE SETE VEZES NO RIO JORDÃO; SUA PELE SERÁ RESTAURADA E VOCÊ FICARÁ PURIFICADO".MAS NAAMÃ FICOU INDIGNADO E SAIU DIZENDO:" EU ESTAVA CERTO DE QUE ELE SAIRIA PARA RECEBER-ME, INVOCARIA EM PÉ O NOME DO SENHOR, O SEU DEUS, MOVERIA A MÃO SOBRE O LUGAR AFETADO E ME CURARIA DA LEPRA."


O Senhor Jesus disse em Mateus 5:5 : "Bem aventurado os humildes pois eles receberão a terra por herança." 

Estamos diante de uma história onde o orgulho de um homem necessitado de um milagre, quase o impede de receber a cura que Deus queria lhe dar. 

O profeta Elizeu soube que Naamã, comandante do exército sírio, estava na cidade a procura de um milagre para sua doença de lepra. Elizeu um profeta de Deus em Israel tinha o poder para purificar Naamã e restaura-lo daquele mal terrível. 

Elizeu não conversou pessoalmente com Naamã ele enviou um mensageiro para lhe dizer que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão. Naamã por sua vez esperava um modo mais dramático e chamativo de cura e ficou indignado, afirmando que as águas de sua terra nativa Damasco, eram melhores do que as do Jordão. 

Vemos que Naamã sofria de duas enfermidades: o orgulho e a lepra. A primeira precisava de cura tanto quanto a segunda. Ele teve de descer da carruagem do orgulho e se lavar do modo prescrito.

Naamã pensou que era um homem importante e que seria uma honra para o profeta vir a ele, colocar as mãos no seu corpo e orar. Mas Elizeu pensava diferente dele, sendo dirigido por Deus ao tomar uma decisão. O Senhor não somente desejava que Naamã aprendesse a lição com humildade e obediência.

Deus quer que homens de todas as épocas aprendam que Ele não honra a grandeza humana e que seus pensamentos não são os nossos pensamentos e que seus caminhos não são nossos caminhos.(Isaias 55:8 e 9 )

O tratamento de Elizeu a Naamã era para seu orgulho. Os servos de Naamã simplesmente lhe mostraram que se o profeta tivesse dito a ele para fazer uma grande coisa, certamente ele a teria feito, sem maiores problemas. Portanto, seria muito mais fácil se banhar no rio Jordão sete vezes para se purificar. 

Afinal ele tinha ido a presença do profeta para ficar curado da lepra ou para fazer algo grandioso? Depois de tanto murmurar e querer um tratamento especial ,ele decidiu seguir as instruções e assim foi curado, tornando-se sua pela como de uma criança. 

Depois de ser curado, ele glorificou a Deus agradecendo pela purificação. Estava alegre por retornar com sua comitiva e mostrou-se grato. Pôs se diante de Elizeu e confessou sua fé em Jeová perante todos. Declarando que não existia Deus como aquele em toda Terra. Elizeu o abençoou e o despachou em paz. 

Você tem problemas com a soberba, talvez achando que deveria ser tratado de uma determinada maneira por causa da sua posição? Peça a Deus que identifique áreas de orgulho e lhe ensine a humildade. Não permita que tal sentimento o impeça de experimentar tudo o que Deus quer fazer na sua vida. 

"Bem aventurado os humildes pois eles receberão a terra por herança." MATEUS 5:5 

TODA HONRA E TODA GLÓRIA PERTENCE A TI SENHOR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário