quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

REFÚGIO SECRETO

SALMO 61: 2 E 3
"DESDE OS CONFINS DA TERRA CLAMO A TI , COM O CORAÇÃO ABATIDO; PÕE -ME A SALVO NA ROCHA MAIS ALTA DO QUE EU. POIS TU TENS SIDO O MEU REFÚGIO, UMA TORRE FORTE CONTRA O INIMIGO."


Como você está? Como está o seu coração? Parece que tudo está perdido? Acabou, não tem mais jeito ?


Neste salmo Davi se encontra abatido, em momentos de extremo perigo; para ele parecia que tudo estava perdido. Ele nos mostra que aprendeu a lançar as suas angústias sobre Deus e deixa-las sob os seus cuidados. 

Leia o salmo inteiro, que você verá que Davi narra mais uma situação desesperadora vivida por ele, na qual a pressão das circunstâncias espremeu de seu intimo uma oração expressiva que serve de modelo para nós cristãos que enfrentamos perseguições, angústias e sofrimentos, pois descreve de modo vivido o sentimento que muitas vezes nós experimentamos mas não conseguimos expressar. 

Neste versículo citado, quando Davi fala estar nos "confins da Terra"; parece que ele encontra-se literalmente num lugar onde a segurança e a morte começa. Embora demonstre esgotamento físico e emocional, ele sabe que o trono de Deus está a um suspiro de distância; por isso, se aproxima do Senhor para receber misericórdia e graça neste momento de extrema necessidade. Não existe distância e nenhuma circunstância em nossas vidas que seja capaz de nos separar de Deus atraves de nossas orações. 

Davi disse: "Põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu". Ele por meio de um instinto espiritual , a necessidade de buscar proteção na rocha, e esta rocha deve ser mais alta do que ele. Portanto para chegar la é preciso receber orientação de Deus . Evidentemente a rocha é Deus. A rocha refere-se a alguém maior que o ser humano , porque nela encontramos proteção. 

E nessa rocha deve haver uma fenda afim de providenciar um local de refúgio e isso aponta para a divindade de Cristo.

Davi disse:" Pois tu tens sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo." Essas palavras confirmam que a rocha é Deus. Torre forte é refúgio digno de confiança, onde o justo se acolhe e fica seguro.

Como Davi, devemos reconhecer que não temos sabedoria e força necessária para alcançar a rocha por nós mesmos, portanto devemos pedir ao Espírito Santo de Deus para nos conduzir até o próprio Deus que é a nossa rocha eterna ,o nosso refúgio secreto.

Quando a vida lhe parecer tão desesperadora a ponto de você querer correr e se esconder, pode ter certeza da proteção eterna de Deus e da capacidade dEle em ser o seu refúgio. Quer necessite da força de uma rocha ou consolo dos seus braços ao seu redor, clame a Deus; Ele responderá no seu momento de necessidade. 

SENHOR NOS COLOQUE NA FENDA DA ROCHA , O NOSSO LUGAR DE PROTEÇÃO, DE ONDE NÃO DEVEMOS SAIR.
TODA HONRA E TODA GLÓRIA A TI SENHOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário