domingo, 26 de fevereiro de 2012

SÊ FORTE E CORAJOSO

JOSUÉ 1:6,7,8 

" SEJA FORTE E CORAJOSO PORQUE VOCÊ CONDUZIRÁ ESTE POVO PARA HERDAR A TERRA QUE PROMETI SOBRE JURAMENTO AOS SEUS ANTEPASSADOS. SOMENTE SEJA FORTE E MUITO CORAJOSO! TENHA O CUIDADO DE OBEDECER A TODA LEI QUE O MEU SERVO MOISÉS LHE ORDENOU; NÃO SE DESVIE DELA ,NEM PARA DIREITA NEM PARA ESQUERDA, PARA QUE VOCÊ SEJA BEM-SUCEDIDO POR QUER QUE ANDAR. NÃO DEIXE DE FALAR AS PALAVRAS DESTE LIVRO DA LEI E DE MEDITAR NELAS DE DIA E DE NOITE, PARA QUE VOCÊ CUMPRA FIELMENTE TUDO O QUE NELA ESTÁ ESCRITO. SÓ ENTÃO OS SEUS CAMINHOS PROSPERARÃO E VOCÊ SERÁ BEM SUCEDIDO."


O livro de Josué nos ensina muito sobre o tipo de coragem que precisamos ter para lutar pelas promessas de Deus e desfrutar das bênçãos que Ele tem para nós. O Senhor disse a Josué "Meu servo Moisés está morto" e diante disso o Senhor o encarregou oficialmente de liderar o povo no cumprimento da missão que Deus havia estipulado. 

A terra prometida foi entregue a Israel, porém era necessário conquista-la em toda sua extensão. Como líder, Josué não precisava apenas ser forte e corajoso, ele também precisava inspirar coragem ao povo. Deus deu a ele a responsabilidade e o advertiu de que para ele ser bem-sucedido, ele além de ser forte e corajoso também deveria ser obediente.

E ainda hoje, podemos obter vitória, caso nosso coração e nossa mente sejam obedientes e cheios da palavra de Deus. 

O Senhor fala três vezes neste capítulo para ser forte e corajoso. É possível que a grandeza e a duração da tarefa que o aguardava, além da pressão de liderar um povo tão obstinado na ausência de seu mentor espiritual, Moisés ,estivessem o oprimindo. Contudo, o Senhor não entregou essa tarefa sem antes o capacitar para cumpri-la.

Ele tinha bons motivos para ser forte, pois contava com a promessa de Deus, de vitórias garantidas, a palavra de Deus de guiá-lo em segurança e a presença de Deus, sempre a sustentá-lo.

Essa é a verdadeira batalha de fé. Em nada se relaciona com quem somos, mas com quem Deus é ! Não se refere aos nossos sentimentos mas a verdade divina.

Deus ao dizer para Josué ser forte e corajoso e que ele não temesse, Deus não estava dizendo a ele para não ter medo, mas sim para não permitir que o medo o fizesse recuar. Em outras palavras ele estava dizendo a Josué:" Faça o que tem de fazer mesmo sentindo medo." 

Deus também está dizendo o mesmo para nós. Também devemos estar dispostos a assumir a responsabilidade à medida que avançarmos para reivindicar a nossa herança espiritual.Todas as bençãos que Deus nos dá vem em uma medida de responsabilidade, e precisamos levar essa responsabilidade a serio.

Deus também advertiu Josué a meditar na palavra dia e noite e que não desviasse dela, com a promessa de prosperidade e sucesso. Essa também é uma palavra dirigida à nós.

A bíblia diz que se você quer encontrar respostas sabias para seus problemas, ter êxito e ser próspero em todas as suas realizações, precisa meditar na palavra de Deus dia e noite. Medite na palavra de Deus e renove sua mente trazendo seus pensamentos em alinhamento com a palavra de Deus, com isto você poderá fazer o inimigo recuar. Quando encher a mente com a verdade de Deus você descobrirá que seus pensamentos são pensamentos de verdade , liberdade , vitória e de paz. 

Oro para que ,assim como Josué, você seja forte e corajoso em sua vida diária e inspire outros a serem corajosos também. Não ceda ao medo, mas tome uma atitude apesar dele. Siga em frente com ousadia, e em direção a tudo que Deus tem para você, e não permita que o medo lhe roube nenhuma das bênçãos que Deus quer lhe dar.

TODA HONRA E TODA GLÓRIA A DEUS ! AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário