terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Destruindo Gigantes

Durante quarenta dias, um homem guerreiro chamado Golias saia do arraial dos filisteus todos os dias para desafiar as tropas de Israel, a encontrar um oponente digno de lutar com ele. Ninguém se dispôs. Golias era muito mais forte do que um homem comum.

Davi, um jovem pastor de ovelhas e obediente à voz do Deus, estava levando provisões para seus três irmãos mais velhos na frente da batalha, quando ouviu os insultos do gigante e viu o medo estampado no rosto dos soldados hebreus. Davi perguntou aos homens que estavam consigo, o que fariam ao homem que calasse o brutamontes presunçoso. Eliabe, seu irmão mais velho, o repreendeu provavelmente para disfarçar sua própria covardia.

Saul ficou sabendo que Davi estava disposto a lutar por Israel, mandou chamá-lo. Davi por sua vez já havia experimentado o poder de Deus operando nele ao defender o rebanho de um leão e de um urso. Saul, por ver a determinação de Davi lhe deu suas armaduras; mas Davi não quis usá-la, pois o atrapalhava. Em vez disso, armou-se com cinco pedras lizas uma funda, um cajado e o poder do Deus vivo.

Golias viu Davi e sentiu-se insultado por Israel ter enviado, para lutar com ele, um garoto. Davi por sua vez respondeu sem medo aos insultos do gigante. Estava certo de que Deus lhe daria a vitória. Golias foi na direção de Davi e Davi foi em sua direção e atirou a pedra e acertou na testa do gigante. Com o gigante no chão, Davi pegou sua própria espada e cortou-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram isto, fugiram. 

Como o povo de Israel muitas vezes temos que enfrentar Golias pela frente. Gigantes que nós insultam em nossa jornada. Quando olhamos para o tamanho do gigante, a nossa tendencia é de correr, esconder; o desanimo toma conta de nós. O povo de Israel estava amedrontado, não via nenhuma chance de escapar do gigante; estavam recuados e já se viam mortos. Muitas vezes também nos vemos assim como eles.

Não foi o que aconteceu com Davi, ele olhou para o gigante e não hesitou-se. Creio que pelos olhos da fé, ele enxergou Golias no chão. A coragem de Davi não estava na força do seu braço; mas no poder de Deus ao seu favor. Davi apesar de jovem moço, já trazia consigo experiências com Deus. Davi havia experimentado o poder de Deus operando por seu intermédio ao defender o rebanho de um leão e de um urso.

E diante do temível gigante com suas armaduras e espadas; Davi avançou para ele, apenas com cinco pedras lizas, uma funda, um cajado e o poder de Deus vivo. Creio que este ato de Davi foi uma atitude de obediência a Deus de avançar. Nós precisamos fazer o mesmo diante dos gigantes. Em 2 Timóteo 1:7 diz : Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Quando Deus estimular a tomar uma atitude, corra para fazer o que lhe foi dito; a sua graça estará presente para ajudá-lo. Não devemos olhar para o tamanho de gigante e sim tomar uma atitude movida pela fé no momento certo.

Davi não foi encorajado por ninguém para lutar com o gigante; pelo contrário, disseram-lhe : Você é jovem demais, não tem armaduras ou armas certas, etc... Mas Davi animou a si mesmo, relatando as vitórias que Deus havia dado no passado.

Diante dos gigantes, satanás se levanta contra nós para nos desencorajarmos; ele fará de tudo para que retrocedemos. Satanás sabe que nos precisamos ter coragem para seguir em frente e cumprir o bom plano de Deus para nossa vida. Quando ficamos desanimados a fraqueza toma conta de nós e perdemos a coragem que precisamos para seguir em frente.

Como Davi devemos afastar este sentimento de desanimo pela fé e relatar as vitórias que Deus já nos concedeu. Temos que ter confiança em Deus e sabermos que ele será forte em nossa fraquezas e nos usará para sua glória.

Não olhe para o tamanho do gigante, olhe para Deus, o Senhor dos exércitos. A peleja não é sua, é dEle . Ele fará o impossível por nós.
"Gigantes foram feitos para morrerem em nossas mãos pelo poder do nome de Jesus." 

"Ei, estou aqui. Não temas. Estou contigo." assim diz o Senhor.

TODA HONRA E TODA GLÓRIA PERTENCE AO SENHOR JESUS.  AMÉM .

Obrigada Deus por que nas nossas batalhas tu entregarás os nossos inimigos em nossa mãos. adaptado de 1 Samuel 17:47 .

2 comentários:

  1. Eu conhecia essa história do Davi e Golias, mas não sabia desse Eliabe. Gente como ele é triste: não tem coragem para fazer e ainda critica quem tem coragem.

    Beijo tia Mary, enfrente os Golias e ignore os Eliabes.

    Morgana

    ResponderExcluir