segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Reconstrução dos muros

Neemias 1:1 a 11 (ler). 

Nesta passagem vemos que Neemias ao ver que o muro de Jerusalém foi destruído e suas portas foram destruidas pelo fogo; e os sobreviventes ao cativeiro estavam lá na província passando por grande sofrimento e humilhação; ele entrou em grande lamentação.

Totalmente desolado, Neemias chorou e passou dias orando jejuando ao Deus dos céus. Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem os Seus mandamentos. Neemias, depois do chorar, orar e jejuar, confessou seus pecados e do seu povo por não ter obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis do senhor Deus dadas à Moisés.

Em seguida, Neemias pediu ao Senhor que se lembrasse de suas palavras e reunisse o povo com o mesmo zelo com o qual o espalhara. Também pediu ao Senhor, que lhe Ele concedesse mercê perante ao rei. Neemias, por vários dias, ficou diante do Altíssimo, apresentando-Lhe sua petição. 

Neemias, na condição de líder, reuniu o seu povo com um propósito em comum; eles trabalharam e oraram em unidade e  resistiram aos seus inimigos. Neemias e seu povo, atingiram os seus objetivos e celebraram a vitória no Senhor, desfrutando das recompensas do seu árduo trabalho e experimentaram uma renovação espiritual.

Em primeiro lugar, vemos que Neemias não tinha medo das emoções; observe que ele chorou sem se envergonhar. Isto nos demonstra que não devemos reprimir nossas emoções, ou seja, está doendo? Chore! Temos que liberar as nossas emoções no momento oportuno, como Neemias o fez diante da destruição dos muros.

Em seguida, confessar os nossos pecados, erros e falhas ao Senhor, confiantes de que Deus nos perdoará por esses pecados e nos purificará de toda injustiça, tal qual nos prometeu em sua palavra em 1 João 1:9. Em seguida, levar as nossas petições e suplicas diante do Pai Celeste, orando em concordância com a palavra do Senhor e esperar que o Deus do impossível responderá no tempo dele.

Como Neemias, quando nos encontramos em uma situação de destruição, tribulação, seja ela qual for (doenças, vícios, famílias destruídas, etc.), devemos ter a ousadia e coragem que ele teve para buscar em Deus a reconstrução. Devemos, como ele, permanecer diligentemente em espírito de oração, até que Deus restaure os nossos muros; a palavra do Senhor nos dias lá em Tiago 1:16: "Que a oração de um justo é poderosa e eficaz". Sabemos que o diabo usará de várias artimanhas para tentar repetidamente frustras a restauração e reconstrução que Deus quer fazer em nossas vidas; mas não desanime-se diante da resistência de satanás nas circunstâncias. É um sinal de que Deus está trabalhando ao nosso favor, concluindo a grande obra em nossas vidas. Como Neemias, devemos continuar em constante e fervorosa oração, trabalhando em parceria com Deus, para fazer com que os propósitos dEle se cumpram em nossas vidas.


Salmos 40:1: "Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro".

Isaías 61:3-4: "E a pôr sobre os que em Sião estão de luto, uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; afim de quê se chamam carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.".


Segundo Timóteo 1:7: "Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor, de equilíbrio.".

"Ei, eu estou aqui. Não temas. Estou contigo". Assim diz o Senhor.

Toda honra e toda glória pertence ao Senhor Jesus.

2 comentários:

  1. O Blog está de parabéns!
    E continue se alimentando do Maná que você terá vitórias ;D

    ResponderExcluir
  2. Gostei de você ter escolhido uma música que se encaixe tanto no texto. Também gostei muito do último versículo.

    Beijos,
    Morgana

    ResponderExcluir