domingo, 1 de janeiro de 2012

História do blog Maná

Há 15 anos buscando restauração no meu casamento, sonhando os sonhos do Senhor para minha vida, para minha família, passei por várias tempestades, das quais, em todas, fui mais que vitoriosa no Senhor nosso Deus. Percebo que na minha caminhada com o Senhor, essas tempestades foram ficando cada vez mais fortes, mas sempre vitoriosa; sempre que falo disso à alguém, comparo aos jogos de videogame que vai ficando cada vez mais difícil. Sei que o Senhor está me burilando, me lapidando como se lapida a pedra preciosa. Sei que está me preparando para alçar voos mais altos. 

No momento, estou passando pela pior tempestade que eu posso imaginar ter passado. Sinto-me como se tivesse sido atingida por um tsunami, sendo arrastada no meio de destroços, entulhos, etc.; abatida, triste, deprimida, sentido até opressão; busquei o Senhor em oração e comecei a fazer a minha leitura diária e a primeira frase que eu li foi: “no meio da tempestade Deus sorri para os seus filhos”. Comecei a chorar nos pés do Senhor e lhe supliquei que falasse comigo. O Senhor me abraçou, me deu um sorriso largo e me disse: “Ei, estou aqui. Não temas. Estou contigo”. Logo Ele me trouxe a memória o que Ele diz lá em Lucas 15:31. “Meu filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu...”. E levou-me a meditar em Êxodo 13:17 a 22 e 14:1 a 31. 

Deus preparou Moisés para libertar Israel da escravidão e opressão do Egito. Deus guiou o seu povo pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho. O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem para protegê-los do sol escaldante e para guia-los pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. A coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite, representa a presença de Deus com o seu povo, o que quer dizer, a glória de Deus sendo manifestada, ou podemos dizer em outras palavras, o Shekiná (palavra hebraica que significa “habitação”). Esta manifestação de Deus entre eles, os guiou pelo cominho do deserto de dia e de noite, desde o Egito até Canaã. O vale no qual estavam os israelitas acabava no mar, e ao norte e ao sul haviam montanhas que impediam sua fuga. Faraó entrou no vale pela parte detrás e com isso, privou-lhes de qualquer tentativa de fuga. É quando Deus faz, a meu ver, o milagre mais extraordinário e emocionante da bíblia. O faraó imaginou que os israelitas estivessem sem saída e parte com o seu exército para destruí-los. Nessa situação toda, os israelitas aparentemente desamparados, presos entre o mar e o exército do faraó. Naturalmente os filhos de Israel temeram ao ver o exército egípcio se aproximando, mas agiram com sabedoria e clamaram ao Senhor, seu Deus. Apesar de terem chamado ao Senhor, o povo demonstrou total falta de fé, murmurando e reclamando a Moisés, temendo morrer nas mãos dos egípcios. 

Moisés respondeu: “Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor”. Deus instruiu a Moisés a realizar um dos maiores milagres de toda a história: “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar seco”. Logo que os filhos de Israel passaram; Moisés estendeu a mão sobre o mar e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar. 

Os israelitas aos serem conduzidos por Moisés no deserto começaram a murmurar pela falta de alimento e sentiram saudades da fartura do Egito. Em resposta Deus providenciou codornizes à tarde e maná pela manhã. 

Maná era um alimento providenciado por Deus de modo sobrenatural. O maná era uma coisa fina, branca e doce representando a humildade, perfeição e doçura de Cristo, o pão de Deus. E estava de algum modo relacionado ao orvalho da manhã (uma representação de que é o Espirito Santo que ministra Cristo em nossa alma). 

Êxodo 16:4,5 Então disse o Senhor a Moisés: “Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia...”. “Dar-se á ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colher em cada dia.” 

O maná precisava ser colhido pela manhã antes do sol nascer. Caso contrário derretia. Dá mesma forma devemos nos alimentar de Cristo pela manhã antes que as pressões do dia nos sufoquem. Assim como o maná tinha de ser colhido diariamente, precisamos nos nutrir todos os dias com a palavra de Deus. O maná era fornecido durante os seis primeiros dias da semana e não caia no sábado. No sexto dia o povo colhia em dobro afim de prover o maná para o sábado. No restante da semana, porém, o maná que fosse guardado para o dia seguinte dava bichos e cheira mal. O maná era como semente de coentro branco e de sabor como bolo de mel. Podia ser cozido ou assado. 

O porquê dessa história longa, quero dizer a você: Deus preparou Moisés para libertar Israel e enviou Jesus para ser nosso libertador. E assim como ele conduziu os israelitas como uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite, o Espirito Santo em nossos corações nos conduz hoje. Deus quase sempre nos dirige passo a passo em vez de nos transportar instantaneamente de uma situação para outra. Ele usou a travessia dos israelitas pelo deserto para desenvolver a fé, a confiança, a força e o caráter de que necessitariam na terra prometida, ele faz o mesmo para nós. 

Na nossa jornada Deus quer levar a mim e a você para fora de qualquer área de cativeiro ou opressão em nossas vidas hoje. Decida segui-lo fielmente. Mantenha uma atitude positiva para que possa chegar aonde Deus quer leva-lo e desfrutar do cumprimento das promessas Dele em sua vida. Todas as promessas contidas na palavra de Deus são para mim e para você; E cada de um de nós temos promessas direcionadas paras nossas vidas. Eu tenho promessas. E você, tem alguma promessa de Deus na sua vida? Eu creio em tudo que o Senhor prometeu para mim e para a minha família. A minha primeira experiência em ouvir a voz de Deus foi no meio de uma tempestade há anos atrás, ele me disse: Filha cuida dos meus que Eu cuidarei dos seus. Deus é fiel para cumprir todas as promessas em nossas vidas; Por isso tenho convicção de que Deus cumprirá na minha vida, na minha família e na sua vida. 

Estou certa da restauração da minha família. Estou como o povo de Israel no deserto sendo guiado pelo Senhor a noite com a coluna de fogo e de dia pela nuvem. E sendo alimentada todos os dias pelo maná de Deus. Isto é a gloria de Deus na minha vida. Ele tem derramado de Sua graça na minha vida nestes dias de luta. Sei que não mereço, mas mesmo assim Deus derrama seu infinito amor sobre mim, aceitando-me apesar de mim mesma; Ele vê todas as minhas falhas e me ama mesmo assim. Foi por mim e foi por você que Cristo pagou o preço lá na cruz. No meio da tempestade, Deus tem derramado do óleo da alegria no meu coração, trazendo paz, esperança e uma grande confiança nEle. 

Hebreus 4:16 nos garante: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança afim de recebermos misericórdia e encontrarmos graças que nos ajude no momento da necessidade”. 

Neemias 8:10: “... Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.”. 

Em Ezequiel 36:9 e 10 diz: “Estou preocupado com vocês. Olharei por vocês favoravelmente; vocês serão arados e semeados e os multiplicarei, sim, toda nação de Israel.” 

Como você vê, Deus se preocupa comigo e com você nos mínimos detalhes; só precisamos depositar a nossa confiança nEle e esperar. “O MILAGRE VAI CHEGAR”. DEUS É FIEL. 

Concluindo, todos os dias repartirei com você o que o Senhor tem me dado diariamente: “MANÁ, PÃO DO CÉU”. 

Toda honra e toda glória pertence ao Senhor Jesus.

Os meus agradecimentos primeiramente ao Senhor, que me inspirou no meio da dor, à criação deste blog, trazendo ao meu coração um lenitivo para enfrentar esta tempestade. Agradeço também à Morgana e ao Bruno por dedicarem do seu precioso tempo me ajudando na execução deste projeto. Que o Senhor os recompense com Suas infindas bênçãos e o Seu grande amor, sendo derramado sobre eles.

4 comentários:

  1. cirleneduarte@hotmail.com1 de janeiro de 2012 às 21:52

    Que Lindo Fatima!

    Estou orgulhosa de ser sua amiga.
    Com seu Blog, voce nos ajudara a entender o que Deus quer de nos a cada dia. Sei que consiguera, pois coloca Deus em tudo o que faz, e quem busca a Deus,O encontra.

    Bjo grande,
    Cirlene Duarte

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso querida, a força da fé é que nos mantém seguindo sempre em frente... e saber esperar é uma dificil prova de fé na qual voce sairá vencedora...
    Que 2012 seja o ano das promessas cumpridas...
    Grande abraço...
    Jessimara

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amiga! Tô gostando de ver, firme nos propósitos do Senhor! Esse blog vai fazer diferença na vida de muitas pessoas, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Tia Mary, adorei a ideia de fazer um blog. Acho que ele será de muita ajuda, pois escrever nos faz refletir o que estamos passando, ainda mais com sua fé.

    Tudo ficará bem quando aprendermos a parar de andar em círculos.

    Beijo carinhoso,
    Da sua sobrinha que te ama,
    Morgana

    ResponderExcluir